150. O ensino da normatividade gramatical na perspectiva da teoria ator-rede de Bruno Latour

Autores

  • MACHADO, Eliane Miranda (UFT)
  • OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de (UFT)

Resumo

     O presente texto busca reorientar o ensino da normatividade gramatical a partir da teoria ator-rede, de Bruno Latour. Nesta perspectiva, o filósofo apresenta uma reconstrução do processo de ensino e aprendizagem, levando em consideração que insere vários sujeitos neste processo. Assim, alunos, professores, recursos tecnológicos e demais sujeitos passam a constituir uma grande rede de trocas de saberes, sendo concebido pelo autor como “actantes”. Assim, o ensino de língua sairia do método dedutivo, como vem sendo desenvolvido na contemporaneidade para uma nova proposta metodológica, levando em consideração que as normas rígidas deixariam de serem impostas como verdades absolutas, para serem analisadas em um processo de construção. Assim, analisaremos Serres (2013), Lévy (2004), Latour (1998), e outros no intuito de verificar na teoria ator-rede condições para reformulação do ensino da normatividade gramatical, a partir de trocas que propiciem processos de individuações dos educandos.

Palavras-chave:

Ensino. Ator-rede. Normatividade gramatical.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos