149. O ensino e aprendizagem de língua inglesa no Brasil e a Ciência da Linguagem de Noam Chosmky

Autores

  • SANTOS, Carlos Alberto Fonseca (UEMASUL)
  • OLIVEIRA, Yoná Milhomem de (UEMASUL)
  • SOUSA, Inácia Neta Brilhante de (UEMASUL)

Resumo

     Apesar de recente, o ensino da Língua Inglesa no Brasil já compreende mais de um século, no entanto não há notáveis diferenças desde o seu início. Sabe-se que o inglês, além de ser a língua mais falada no mundo, também possui grande relevância no que diz respeito a relações políticas e comerciais. Diante disso e do fato de se estar na era da globalização, faz-se necessário um novo olhar para o ensino da Língua Inglesa em nosso país, tendo em vista o processo de ensino pelos professores, bem como a aprendizagem dos alunos. O artigo tem a intenção de abordar as práticas de ensino de língua inglesa e a sua efetividade no que se refere à formação de falantes de uma segunda língua. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realiza-se uma abordagem exploratória-descritiva, a partir de levantamento bibliográfico em livros e artigos que versam sobre a temática, com os estudos apresentados por teóricos da área. Para tanto se contempla os aspectos históricos do ensino da Língua Inglesa no Brasil, bem como os aspectos evolutivos desse ensino e os problemas enfrentados pelos professores, desde a sua formação até os desafios em sala de aula, com destaque para as ideias de Noam Chomsky sobre a ciência da linguagem.

Palavras-chave:

Ensino. Língua Inglesa. Noam Chomsky.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos