141. Multilinguismo em práticas de linguagem criativa no Museu do Marajó-PA

Autores

  • CRUZ, Niceléia Muribeca da (UFT)
  • PINHO, Maria José de (UFT)

Resumo

     Este trabalho origina-se da pesquisa sobre o multilinguismo presente no acervo permanente do Museu do Marajó e objetiva refletir sobre práticas de linguagem que contribuam para um ensino criativo em língua portuguesa. Por meio da investigação de artefatos interativos, observou-se a ocorrência de questões referentes ao contato e a diversidade linguística inerentes ao território marajoara, constituintes da linguagem amazônica. Para compreensão do fenômeno observado, aplicamos uma abordagem metodológica de cunho exploratório com análise qualitativa dos dados. A literatura selecionada para a discussão dos resultados considerou as perspectivas teóricas sobre linguagem e criatividade. Os dados apontam o museu como um espaço de excelência para as práticas de linguagem. E, mediante o trabalho com esses artefatos, surgem possibilidades para um ensino criativo e crítico da língua portuguesa.

Palavras-chave:

Linguagem. Criatividade. Ensino.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos