140. Multiletramentos e gêneros textuais: uma abordagem do gênero meme no III ciclo da EJA em Imperatriz-MA

Autores

  • BARBOSA, Selma Maria Abdalla Dias (UFT)
  • BRITO, Jordana de Oliveira (UFT)

Resumo

     Neste artigo, apresentamos o resultado de uma pesquisa interventiva e de cunho etnográfico, realizada em uma turma de 6º e 7º ano (III ciclo) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal, situada na cidade de Imperatriz-MA. A pesquisa tem como objetivo investigar em que medida o trabalho pedagógico com o gênero textual meme possibilita práticas de multiletramentos em aulas de Língua Portuguesa na EJA. Para subsidiar a intervenção proposta, revisamos alguns estudos aplicados a respeito dos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2003), estudos do letramento e multiletramentos (SOARES, 2017; STREET, 2014; ROJO, 2012). As atividades desenvolvidas durante a pesquisa mostraram que a abordagem de memes em sala de aula pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades do letramento visual e crítico. Com o uso do aplicativo em sala de aula durante a produção dos textos aproximamos os alunos do letramento digital. Ao final do artigo, compartilhamos os resultados da atividade pedagógica de produção textual do gênero meme, analisando como os alunos se apropriam dos multiletramentos a partir do contato com o gênero. A atividade desenvolvida se configura como uma proposta que busca atender às exigências sociais de leitura e escrita contemporâneas.

Palavras-chave:

Multiletramento. Meme. EJA.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos