139. Multiletramentos no livro didático de inglês: características em análise

Autores

  • FETTERMANN, Joyce Vieira (UENF)
  • TAMARIZ, Annabell Del Real (UENF)

Resumo

     O presente trabalho discute as contribuições dos multiletramentos para a aprendizagem de Inglês no Ensino Médio, a partir da análise de atividades de um livro didático aprovado pelo PNLD e adotado em escolas regulares brasileiras. Utiliza-se a metodologia qualitativa, analisando as características da Pedagogia dos Multiletramentos presentes na coletânea, para verificar em que medida os livros entregam o que propõem: o desenvolvimento da língua em práticas sociais, articulação da língua inglesa com outras disciplinas do currículo, diversidade cultural, variações linguísticas, gêneros textuais diversos, reflexão crítica, entre outros. Verificam-se: a presença de temas atuais, interdisciplinares e relevantes para os adolescentes na contextualização das lições, o incentivo à leitura de variados modos de linguagem e gêneros textuais, a língua sendo trabalhada a partir dos textos utilizados, o que pode gerar interesse por parte dos aprendizes pela língua. Conclui-se, assim, com um questionamento quanto à formação inicial que os docentes recebem, se ela os prepara para ensinar segundo esses pressupostos, e chamando a atenção para a importância de eles estarem em constante atualização, tendo em vista que a língua deve acompanhar a evolução dos fatos da sociedade e contribuir para o desenvolvimento dos aprendizes enquanto cidadãos.

Palavras-chave:

Escola regular. Língua inglesa. Livro didático.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos