136. Metodologias ativas e neurociências: relato de experiência utilizando jogos em aulas de Neuroanatomia

Autores

  • SOUZA, Sayonara Nogueira de (UNIREDENTOR)
  • GAMA, Renato Faria da (UNIREDENTOR)
  • GUIMARÃES, Mariana Franklin Pedroso (UNIREDENTOR)
  • CARVALHO, Aline Cunha Gama (UNIREDENTOR)

Resumo

     Os jogos são atividades inerentes à existência humana, tendo sido descritos como ferramenta de aprendizagem desde a Grécia Antiga. Muitos estudos dão suporte ao uso de jogos na educação infantil, mas a educação de adultos e, especialmente a educação médica estão ainda em etapas incipientes de pesquisas sobre sua aplicação. Os autores aplicaram a um total 113 alunos divididos em três turmas (duas de neuroanatomia 1 e uma de neuroanatomia 2), três aulas de revisão em formato de jogo, nas quais ocorreram a simulação de um teste objetivo de avaliação com 20 questões. Através da plataforma VoxVote as perguntas eram enviadas ao telefone celular dos alunos que respondiam em seus próprios dispositivos, após o que o percentual de votos em cada alternativas era apresentado na tela de projeção, possibilitando aos estudantes simular uma situação real de avaliação e, ao docente, analisar em quais as partes do conteúdo ainda restavam lacunas de aprendizagem, que eram sanadas antes da continuação para a questão seguinte. Limitações técnicas impactaram negativamente os resultados, sendo necessário desconsiderar o experimento em uma das turmas de neuroanatomia 1. Nas turmas onde o experimento foi possível apesar das limitações, foi alcançada uma participação média de 28% dos presentes. Na turma de neuroanatomia 1 houve uma redução substancial do número de participantes ao longo do exercício, o que não foi observado na turma de neuroanatomia 2. Ao final da simulação foi oferecido um questionário de avaliação da atividade. Apenas 30,4% dos participantes já conheciam a metodologia. Sentiram-se motivados a participar da aula 95% dos alunos e 73,9% disseram ter percebido um incremento no repertório de suas informações sobre o tema. A maioria dos estudantes considerou que a estratégia seja relevante para ilustrar, não apenas as aulas revisão, mas também para fixação das aulas de apresentação de novos conteúdos. Os autores concluem que os jogos são estratégias úteis no processo de ensino-aprendizagem em neuroanatomia, mas depende profundamente do adequado funcionamento do aparato tecnológico envolvido nas atividades.

Palavras-chave:

Neuroanatomia. Educação médica. Treinamento por simulação.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos