133. Memes na escola: propostas de leitura sob a perspectiva da semiótica discursiva

Autores

  • SOUSA, Ellyzandreia Alves de
  • SILVA, Luiza Helena Oliveira da

Resumo

     O presente trabalho traz uma análise de dois memes políticos, destacando os efeitos de sentido produzidos na integração entre o verbal e o visual. Sabe-se que os memes circulam em ambientes virtuais buscando a adesão do leitor para os posicionamentos políticos e ideológicos defendidos. Por se tratar de um texto sincrético em que duas ou mais linguagens se cruzam formando um todo significativo de sentido, exige do leitor estratégias de leitura que o auxiliem na análise do texto, visto que são altamente dependentes do conhecimento de outros textos e saberes, como as discussões da política nacional. Serão apresentadas análises e propostas de didáticas para o trabalho nas aulas de leitura do ensino fundamental que possivelmente contribuirão para o processo de formação de leitores no contexto escolar A leitura desse gênero dentro da escola requer do professor estratégias específicas para que os alunos produzam sentido. Como fundamentação teórica, mobilizamos a Semiótica Discursiva como teoria da significação, aplicada a questões relativas ao ensino de leitura e/ou gêneros multimodais.

Palavras-chave:

Escola. Leitura. Memes.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos