133. Memes na escola: propostas de leitura sob a perspectiva da semiótica discursiva
Resumo
O presente trabalho traz uma análise de dois memes políticos, destacando os efeitos de sentido produzidos na integração entre o verbal e o visual. Sabe-se que os memes circulam em ambientes virtuais buscando a adesão do leitor para os posicionamentos políticos e ideológicos defendidos. Por se tratar de um texto sincrético em que duas ou mais linguagens se cruzam formando um todo significativo de sentido, exige do leitor estratégias de leitura que o auxiliem na análise do texto, visto que são altamente dependentes do conhecimento de outros textos e saberes, como as discussões da política nacional. Serão apresentadas análises e propostas de didáticas para o trabalho nas aulas de leitura do ensino fundamental que possivelmente contribuirão para o processo de formação de leitores no contexto escolar A leitura desse gênero dentro da escola requer do professor estratégias específicas para que os alunos produzam sentido. Como fundamentação teórica, mobilizamos a Semiótica Discursiva como teoria da significação, aplicada a questões relativas ao ensino de leitura e/ou gêneros multimodais.