15. Sintaxe em LIBRAS: ordem dos constituintes em sentenças construídas por surdos de Rio Branco-Acre

Autores

Resumo

     O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito da ordem dos constituintes em construções sintáticas de surdos de Rio Branco/Acre. Os dados para a pesquisa foram coletados com a participação de surdos rio-branquenses, por meio de dois procedimentos técnicos. O primeiro caracterizou-se pelo movimento de despertar o interesse e atenção visual dos informantes como motivação para a captação das sentenças, através de fotogramas, para a produção espontânea do desempenho linguístico dos sujeitos da pesquisa, que foi registrada em vídeos. Para o segundo procedimento técnico, foi aplicado um questionário/entrevista, com o intuito de obter informações que caracterizassem os informantes. Este estudo tomou como base Ferreira-Brito (1995), Quadros e Karnopp (2005), Araújo (2013), Quadros (2019) e Royer (2019). Os dados apontaram que a ordem sintática da oração por meio da construção Sujeito (S) e Verbo (V) é a mais recorrente nos dados analisados sobre a sintaxe da Língua Brasileira de Sinais (Libras) usada pelos surdos de Rio Branco.

Palavras-chave:

Libras. Sintaxe. Ordem dos constituintes

Biografia do Autor

ARAÚJO, Nina Rosa Silva de, (UFAC)

Doutora em Educação. Professora de Libras e Educação de Surdos na Universidade Federal do Acre.

SOUZA, Alexandre Melo de, (UFAC)

Doutor em Linguística (2007) pela Universidade Federal do Ceará, com Pós-Doutorado em Linguística Aplicada/Libras (2018-2019) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Linguística, Linguística Aplicada à Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa, Língua Portuguesa como L2 para Surdos na Universidade Federal do Acre (Ufac).  Professor permanente dos programas de pós-graduação em Letras (Profletras) e em Educação (PPGE) na Ufac; e em Linguística na Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). Líder do Grupo de Pesquisa Educação de Surdos, Libras e Inclusão  (ESLIN).

SILVA, Sandra Mara Souza de Oliveira , (UFAC)

Mestre em Letras: linguagem e identidade pela Universidade Federal do Acre. Doutoranda em Letras: linguagem e identidade.

Downloads

Publicado

05-05-2022

Edição

Seção

Artigos