130. Literatura indígena: a importância de trabalhar as narrativas indígenas na sala de aula

Autores

  • COSTA, Walquiria Lima da (UEMASUL)
  • LIMA, Lilian Castelo Branco de (UEMASUL)
  • SANTOS, Maria Sousa (UEMASUL)

Resumo

     Sabe-se que os indígenas são os povos originários do Brasil, contudo ainda não recebem a devida valorização de suas histórias e culturas. Nesse contexto, surgiu a Lei nº 11. 645/08, determinando que a educação brasileira contemple também os saberes indígenas e africanos e discuta sobre suas relevantes contribuições para a formação do nosso povo. Dessa forma, por entender a importância de se fomentar o conhecimento dos saberes e valores indígenas, este trabalho se propõe a apresentar a percepção das crianças acerca da herança cultural desses povos, a partir da leitura e análise da obra “Contos Indígenas Brasileiros”, de Daniel Munduruku (2005), levando em consideração os estudos de Carvalho (2011), de Graça Graúna (2012), de Janice Thiél (2013), dentre outros. Para alcançar o objetivo proposto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, com observação participante. Percebeu-se que, entre os alunos, era generalizado o desconhecimento sobre a cultura desses povos e, a partir dos trabalhos realizados em sala de aula, desenvolveu-se uma análise que proporcionou conhecimento sobre etnias indígenas e serviu para que eles realizassem um comparativo entre essas narrativas e outros textos que já conheciam, notando as semelhanças e diferenças entre saberes indígenas e não indígenas apresentados em textos literários. Ressalta-se ainda que tal atividade incentivou o conhecimento sobre a cultura e literatura indígena, em um movimento para um processo ensino–aprendizagem que discute o respeito e a valorização das diversidades étnicas.

Palavras-chave:

Educação. Contos indígenas. Literatura indígena.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos