129. Literatura infantil e formação inicial de leitores: apontamentos basilares para o processo formativo de futuros profissionais da educação

Autores

  • SILVA, Liz Daiana Tito Azeredo da (UENF)
  • ALMEIDA, Jaqueline Maria de (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)
  • SILVA, Gabriela do Rosario (UENF)
  • AMARAL, Shirlena Campos de Souza (UENF)

Resumo

     O presente estudo teve como finalidade abordar a importância da literatura infantil e da formação de leitores no processo formativo de futuros profissionais da educação. Para desenvolver tal temática, foi realizada uma oficina intitulada “Como formar leitores na escola?”, no espaço lúdico Brinquedoteca Tupânãriké, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Ao final da oficina foiaplicado um questionário semiestruturado com o intuito de investigar as concepções dos discentes no que tange aos seguintes aspectos: conceitualizações, níveis de leitores, adequação didática; tambémse buscou entender suas principais dificuldades, para assim possibilitar intervenções mais significativas. A relevância dessa ação foi subsidiar e consolidar o processo de formação inicial de professores, atrelando uma prática contextualizada fundamentada por teóricos, como: Marcuschi (2001), Lajolo (1996), Filho (2011), dentre outros, bem como abordar, de forma reflexiva, questões como a importância do papel do educador enquanto agente indispensável e motivador para a aquisição da leitura e formação de leitores. Constatou-se que a oficina gerou impactos positivos, uma vez que, os informantes relataram ter aprendido novas técnicas e conteúdos ligados à ampliação e incentivos de trabalho com literatura infantil, os quais passarão a ser implementados em sua prática pedagógica.

Palavras-chave:

Leitores. Lúdico. Literatura infantil.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos