128. Literatura infantil na formação do leitor

Autores

  • ARAÚJO JÚNIOR, José Augusto (UNITINS)
  • GOMES, Elem Kássia (UNITINS)

Resumo

O presente trabalho foi realizado a partir de leituras e da análise da importância da literatura infantil para a formação de leitores. Nesta investigação, são apresentados conceitos de literatura e interpretação, de criança e da literatura infantil, assim como estratégias de incentivo à leitura dos gêneros literários, de como trabalhar o tema em sala de aula, através da observação de um projeto intitulado: Eu leio, eu compartilho, realizado em uma instituição particular da cidade de Araguatins, Tocantins e aplicado para alunos do Ensino Fundamental I. Para tal discussão, utilizamos como referencial teórico as contribuições de Kleiman (2006), Lajolo (2009), Freire (2006), Zilberman (2003), Coelho (2000) e Faria (2015), autores que desenvolveram pesquisas significativas sobre leitura, interpretação e literatura infantil, contribuindo de maneira determinante para os estudos nessa área. A pesquisa aqui realizada demonstrou o quão válido é um trabalho de incentivo à leitura quando é bem direcionado e acompanhado pelos pais ou responsáveis. Ao final, pode-se concluir que a literatura infantil é uma ferramenta primordial e indispensável para a formação de alunos/leitores, nos oferecendo uma uma ampla gama de possibilidades para trabalhar narrativas infantis no Ensino Fundamental I.

Palavras-chave:

Leitura. Gêneros literários. Literatura infantil.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos