126. Linguagem musical: a partitura icônica como transmissora de mensagem não verbal

Autores

  • SILVA, Mara Pereira da (UFT)

Resumo

     O objetivo nessa comunicação é apresentar uma prática pedagógica desenvolvida no Curso de Educação do Campo – Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins(UFT) que foi proposta aos alunos durante a alternância pedagógica na Disciplina Seminário Integrador I, que abrange todas as matérias do semestre sendo encaminhada a partir da Disciplina Fundamentos da Notação Musical. Partindo do conceito de Paisagem Sonora e acreditando que a música abrange níveis de comunicação não verbal foi proposto aos acadêmicos construírem a partitura icônica de algum ambiente de suas comunidades. A metodologia utilizada foi a Pesquisa participante. A atividade possibilitou aos estudantes além dos benefícios musicais, desenvolverem habilidades para a leitura e escrita icônica e de certa forma dialogar com as demais disciplinas do bloco: Língua Portuguesa, Estado, Sociedade e Questões Agrárias, História de Vida, História da Arte e Movimentos Sociais.

Palavras-chave:

Escrita icônica. Linguagem não verbal. Paisagem Sonora.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos