123. Língua portuguesa como elemento de acolhimento e comunicação para imigrantes e refugiados venezuelanos em Boa Vista – Roraima

Autores

  • FERREIRA, José Ângelo Almeida (UERSC)
  • SOUZA, Francisca Ângela de Oliveira (UERSC)
  • SANTOS, Alessandra de Sousa (UERSC)

Resumo

     A língua portuguesa como língua estrangeira de acolhimento mostra-se, de maneira geral, como instrumento de aprendizagem para pessoas que emigram e necessitam, pelos mais diversos motivos, instruir-se da nova língua, pois a aquisição do idioma é fator imprescindível para integração à nova sociedade e para tal ensino é necessário um sistema diferenciado dos aprendizes nativos, dadas suas particularidades, pois o percurso metodológico aqui apresentado destaca as noções de ensino ligadas ao sistema e ao uso da língua alvo, bem como os métodos da gramática e tradução, já que é tarefa exigente adquirir as competências necessárias para se expressar em outra língua distinta a sua materna, visto que é oportuno domínio da nova língua . A aplicação de entrevistas a pessoas que receberam lições de aprendizagem em Abrigos de Acolhimentos norteia o desenvolvimento deste trabalho e nos revela algo peculiar, a vontade de poder se comunicar de maneira efetiva e conseguir melhorar a vida como cidadão. Como arcabouço teórico, contamos com Amado (2014), Grosso (2007, 2010), dentre outros.

Palavras-chave:

Aprendizado. Imigrantes e refugiados. Língua de Acolhimento.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos