43. Ensino de gramática no Brasil: aspectos históricos e contexto atual

Autores

  • DUARTE, Layssa de Jesus Alves (UFT)

Resumo

     Este texto busca abordar alguns aspectos históricos acerca do ensino de gramática no Brasil. O recorte escolhido envolve um passeio pelos primórdios da educação secundária, período em que se destacava a preferência pelo ensino da gramática das línguas clássicas, passando pela fase em que se sobressaía o ensino tradicional da gramática normativa da língua portuguesa e chegando à fase em que se instaurou uma crise nesse ensino, ocasionada pelos questionamentos em torno da preservação de um padrão culto da língua. Sendo assim, tratamos, primeiro, sobre o período em que o ensino de língua no Brasil era influenciado pelo humanismo renascentista, cuja característica era a valorização da cultura greco-romana; segundo, sobre as transformações nas concepções de língua e de ensino, trazidas pela linguística moderna e levadas ao ensino básico por várias reformas educacionais; e, terceiro, sobre as consequências dessas transformações no atual contexto educacional.

Palavras-chave:

Ensino. Gramática. História.

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Publicado

02-06-2021

Edição

Seção

Artigos