118. Interdisciplinaridade entre teatro e poesia: uma metodologia lúdica no processo de leitura e interpretação de texto na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa, de Gurupi-TO

Autores

  • REIS, Kédina de Paula dos Santos (IFTO)
  • MATOS, Solange Cavalcante de (IFTO e UFT)

Resumo

     O artigo em tela trata-se de uma Pesquisa-ação desenvolvida por meio do Projeto “Poesia Encenada” na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa, localizada na cidade de Gurupi-TO, a qual permitiu fazer um levantamento de dados e criar uma ação diante da dificuldade que os educandos dessa unidade escolar têm de leitura, memorização e interpretação de texto. A partir desse diagnóstico, percebeu-se a falta de estímulos mais eficazes para sanar essas dificuldades. E o Projeto Poesia Encenada traz, de forma interdisciplinar, a poesia, que é uma arte que encanta, que aguça os sentimentos e nos faz refletir sobre o que somos; e o Teatro, que pode desenvolver a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, despertar a imaginação e a criatividade. A junção dessas duas linguagens pode acrescentar muito na resolução da problemática diagnosticada.

Palavras-chave:

Leitura. Poesia. Teatro.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos