117. Indícios de ethos profissional em Relatório de Estágio

Autores

  • SANTOS, Janete Silva dos (UFT)

Resumo

     Neste artigo, analisamos dizeres de um licenciando, relativamente ao trabalho do outro e à sua própria experiência docente, materializados em relatório específico, produzido como resultado de incursões na profissão através do Estágio Supervisionado de regência. Essas narrativas (reflexivas) destacam perspectivas do que é o estágio na visão do formando e do que por ele é considerado digno de registro. Nosso objetivo é identificar traços do ethos profissional construído discursivamente por esses dizeres. Desse modo, nossa análise é orientada por uma abordagem pragmático-discursiva, sendo nosso corpus constituído por recortes de um relatório de Estágio Supervisionado nível III, assinado por um acadêmico do curso de Letras. Nossa reflexão identifica modos conflitantes na construção de um ethos profissional bem qualificado por meio desse gênero discursivo, tipificado como fundamental na prática acadêmica de futuros professores.

Palavras-chave:

Performatividade. Pragmática. Ethos e gênero discursivo.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos