116. Imagens táteis como ferramenta facilitadora do processo de ensino–aprendizagem de alunos com deficiência visual

Autores

  • ARAUJO, Thalyta Nogueira de (UENF)
  • ANDRÉ, Bianka Pires (UENF)

Resumo

     A presente pesquisa versa sobre a temática da inclusão de alunos com deficiência visual através da utilização de imagens adaptadas para alto relevo. O trabalho foi construído a partir da seleção e digitalização de imagens de livros didáticos, adaptadas em programas computacionais de fácil manipulação, em seguida impressas em papel microcapsulado do tipo Swell Paper e passadas na máquina fusora para que o alto relevo pudesse ser gerado. As imagens táteis foram apresentadas a um aluno deficiente visual congênito, que fez a apreciação das texturas e delineamento das estruturas. O trabalho em questão também traz uma pesquisa bibliográfica, objetivando compreender como ocorre o processo de ensino–aprendizagem através das imagens táteis e como esta atua como uma ferramenta facilitadora do ensino.

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Imagens táteis. Papel microcapsulado.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos