111. Gêneros Textuais e ensino de língua materna: reflexões sob uma perspectiva linguística

Autores

  • SILVA, Camila Soreano da (UNIFSJ)
  • ROCHA, Ester Portugal da Silva (UNIFSJ)
  • PEZARINO, Mayara Xavier Vito (UNIFSJ) mayarapezarino@gmail.com
  • CRISÓSTOMO, Monique Teixeira (UENF)

Resumo

     O presente artigo tem por objetivo trazer reflexões sobre como o ensino de Língua Materna (LM) a partir dos gêneros textuais (GT) é mais produtivo e reflexivo para os alunos. Percebe-se que a discussão sobre os GT já vem sendo abordada há algum tempo e que os próprios documentos que regem o ensino de LM no Brasil já apontam a importância do ensino por meio dos gêneros. No entanto, o trabalho com os GT em sala de aula ainda ocorre de forma rasa e superficial, sendo, na grande maioria das vezes, realizado de forma camuflada, em que os textos ainda apresentam um enfoque tradicional. Assim, mais uma vez valoriza-se o aspecto formal apresentado pelos gêneros e não sua funcionalidade, não levando os educandos a refletirem os fenômenos linguísticos. Esse trabalho é de cunho bibliográfico, buscando a fundamentação das discussões nos pressupostos teóricos da Linguística Textual e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (PCN), valendo-se de importantes teóricos, como: Marcuschi (2008, 2011), Bentes (2011), Santos (2003), dentre outros.

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Perspectiva linguística. Ensino de língua materna.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos