109. Gênero Crônica como estímulo à produção textual dos alunos do nono ano da Escola Municipal Professora Danda Nunes

Autores

  • RIBEIRO, Fatima Bernadete Prestes (UEMS)
  • SILVA, João Fabio Sanches da (UEMS)
  • BARBOSA, Vanderlis Legramante (UEMS)

Resumo

O presente trabalho, resultado da atuação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – Unidade Campo Grande-MS (UEMS), teve como objetivo observar e participar do desenvolvimento de oficinas sobre o gênero crônica, nas aulas de Língua Portuguesa. As aulas foram ministradas pela professora regente para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas foram elaboradas com intuito de participar da Olimpíada de Língua Portuguesa, uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, em parceria com o Ministério da Educação. As oficinas seguiram uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) elaborada pela professora regente a fim de que os alunos se envolvessem no processo de conhecimento e construção dos sentidos acerca das especificidades do texto literário, do contato com autores e obras da literatura brasileira (JOUVE, 2012; ANTUNES, 2010; MARCUSCHI, 2008; GERALDI, 2001). O objetivo final foi contribuir para a aprendizagem, desenvolvendo o hábito para a leitura e incentivo à escrita, garantindo a participação do Programa Escrevendo o Futuro.

Palavras-chave:

Crônica. Língua Portuguesa. Olímpiada de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos