106. Formações discursivas da imagem indígena no livro didático: dos estereótipos da Historiografia Linguística aos critérios avaliativos e pedagógicos do PNLD e da BNCC

Autores

  • VIANA, Camila Rodrigues (UFT)
  • BASTIANI, Carla (UFT)
  • GOMES, Elem Kássia (UFT)
  • ZAPAROLLI, Witembergue Gomes (UFMA)

Resumo

O presente estudo traça um diálogo entre a Historiografia Linguística da construção da imagem indígena nos Livros Didáticos (LD), os registros de estereótipos, e as (re)formulações desse recurso didático pautadas nos documentos legais: Plano Nacional de Material e Livro Didático (PNLD) e Base Nacional Comum e Curricular (BNCC). Desse modo, pretende-se analisar a representação do Índio nos LD a partir dos critérios avaliativos do PNLD e pedagógicos da BNCC e identificar os tipos de formações discursivas nos registros históricos acerca da representação do índio no LD, pois nota-se que as fontes de informação são uma poderosa ferramenta de construção de identidade e manutenção ou exclusão das memórias de um povo e que o LD é um recurso de sistematização e propagação de saberes. Tem-se, desse modo, uma pesquisa ancorada nas concepções qualitativas, do tipo documental. Contribui-se, com o empoderamento do protagonismo indígena que vem sendo silenciado nos LD, rompendo paradigmas culturais, transcendo conceitos e atitudes responsivas e pedagógicas. Assim, problematiza-se, a (in)visibilidade indígena nas orientações curriculares e de como o educador pode ressignificar sua prática docente, não se tornando refém do LD.

Palavras-chave:

BNCC. PNLD. Livro didático.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos