105. Expectativa x realidade: a lida com o texto poético, nas aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Médio da Rede Pública

Autores

  • MOURÃO, Mônica Assunção (UFT)
  • MELO, Márcio Araújo de (UFT)

Resumo

Pretendemos expor, neste artigo, um recorte delineado a partir de um Projeto de Pesquisa, vinculado ao PIBIC (Programa de Bolsas de Iniciação Científica) UEMASUL-MA, intitulado “Poesia nossa de cada dia”. Destarte, o objetivo deste estudo foi o de verificar como um texto poético pode assumir um papel de protagonismo nas séries do ensino médio e, em específico, no transcorrer de algumas das aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, para desenvolvê-lo e alcançá-lo ou não, a metodologia foi aplicada e dividida em dois momentos: o primeiro versou sobre a pesquisa bibliográfica para o levantamento e leitura do aporte teórico em torno do estudo do texto poético, sua escolarização adequada e o dialogismo Bakhtiniano. Já o segundo, foi o da pesquisa qualitativa, com um viés de pesquisa-ação, contando com a análise literária, no ambiente escolar, sugerindo uma interação e a utilização de um corpus construído com a seleção de poemas de escritores modernos e contemporâneos. Observamos, pois, com a interpretação dos dados gerados, que ainda há uma tendência, principalmente, por parte dos discentes, em caracterizar a literatura muito mais como fruição e/ou entretenimento do que como uma disciplina componente do currículo escolar.

Palavras-chave:

Ensino. Literatura. Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos