104. Estratégias para o letramento literário em sala de aula
Resumo
O trabalho com a leitura do texto literário constitui um desafio que precisa ser (re)visitado como procedimento metodológico, visto que promove a construção dos sentidos, expressos nessa atividade regular de sala de aula. Além disso, é um movimento que articula diferentes estratégias para despertar no leitor o prazer e o envolvimento com o texto. Nesta abordagem, procedemos o relato de uma aula ministrada para uma turma de 9° ano, na qual executamos uma sequência de atividades com o conto “A coroa de orquídeas”, de Nelson Rodrigues. As experiências desenvolvidas nesta produção pretendem demonstrar possibilidades que combinam leveza e operacionalização, a fim de tornar a leitura uma prática motivadora, que referencie e aprimore os processos de ensinar e aprender. O aspecto central do planejamento foi a aproximação texto-leitor, compreendendo a literatura como aporte para diversas nuances do ser: ética, histórica, ideológica, social, estética, existencial, entre outras, bem como possibilitar a ressignificação e ampliação de saberes e experiências. O suporte teórico adotado foi Cosson (2006), com a sequência básica do letramento literário e Barthes (2007), com as três forças da literatura: Mathesis, Mimesis e Semiosis, na análise do conto utilizado. Aplicamos ainda considerações de Candido (2011), que enfatizou a literatura na sua tarefa de humanização, atribuindo ao indivíduo a condição de agente fundamental para a efetivação do princípio de humanidade. De outra parte, atua como legitimadora ou oposição, em suas diversas configurações, haja vista suas potencialidades em apoiar, denunciar, combater, incutir valores estético e ideológico, dentre outras possíveis representações e concepções.