102. Epistemologias atualizadas para o estágio obrigatório em Letras: foco em letramento crítico

Autores

  • MONTEIRO, Evelise da Rosa Gomes (UFMS)
  • RIGAMONTE, Fhilipe Germano (UFMS)

Resumo

     Esse artigo foi produzido para uma pesquisa de Estágio obrigatório de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória realizada por dois acadêmicos. O objetivo do trabalho é compreender as abordagens propostas pelo letramento crítico (CERVETTI, PARDALES, DAMICO, 2010; SOUZA, 2011) para construirmos uma fundamentação teórica que será utilizada no Estágio obrigatório de Letras. O levantamento bibliográfico se justifica pela necessidade de melhor preparo teórico dos acadêmicos antes de realizarem atividades dentro da sala de aula em todas as fases do Estágio. Optamos pelas teorias do letramento crítico porque busca a formação de um sujeito que compreenda as linguagens como práticas sociais capazes de desconstruírem e reconstruírem os sentidos e realidades (BAKHTIN apud TAKAKI, 2017), entendendo-as como heterogêneas e fundamentadas em relações culturais locais e/ou globais. Portanto, levar o aluno a compreender que a produção de enunciados e discursos não deve ter seus sentidos interpretados como universais, contribui para a formação de um sujeito que não se deixa corromper por valores e ideais fixos. E, por meio da suspeita dos sentidos, o aluno poderá chegar a uma ideia de perspectivismo sociocultural e histórico das realidades, vendo-as como plurais e inconstantes nas relações e práticas sociais.

Palavras-chave:

Educação. Cidadania. Crítica.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos