44. Ensino de pronúncia de inglês em atividades remotas da plataforma Palmas home school

Autores

  • SILVA, Suiane Francisca da (SEMED-Palmas-TO)
  • ALENCAR, Elisa Borges de Alcântara (UFNT)

Resumo

    É indiscutível o patamar de uma língua franca global que o inglês alcançou na contemponeidade. Neste trabalho, nos propusemos a analisar o ensino de pronúncia de inglês, em atividades remotas elaboradas para as turmas de 6º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Palmas-TO, e postadas na Plataforma Palmas Home School. O Objetivo geral deste estudo baseia-se em averiguar como o professor de Inglês, elaborador das atividades remotas de Língua Inglesa, trabalhou a pronúncia ao longo do ano de 2020, em que, devido ao período pandêmico que ainda vivenciamos, não foi possível ministrar aulas presencialmente. A metodologia adotada por nós foi a pesquisa de cunho documental (BRAVO, 1991), que propõe entre outros aspectos, os estudos bibliográficos. Deste modo, analisamos seis blocos de atividades remotas postadas quinzenalmente na PHS no período de setembro a dezembro de 2020. A base teórica fundamenta-se em pesquisadores como Celce Murcia etal. (1996; 2010), Moita Lopes (1996), Jenkins (2000), Seildhofer (2002), só para citar alguns. Os resultados obtidos demonstraram que as atividades remotas mantiveram sempre um espaço dedicado a pronúncia, em alguns casos foram apresentadas outras variações do inglês, mas ficou visível que o a variação oriunda de nativos eram as mais recorridas como exemplos para os alunos seguirem.

Palavras-chave:

Ensino de pronúncia. Atividades Remotas de Inglês. Plataforma Palmas Home School.

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Publicado

02-06-2021

Edição

Seção

Artigos