100. Ensino da escrita na alfabetização: a pluralidade de abordagens no material didático

Autores

  • DUARTE, Layssa de Jesus Alves (UFT)
  • FERREIRA, Patrícia Bethânia da Cruz (UNITPAC)

Resumo

     Este trabalho pretende destacar a importância da multiplicidade de abordagens e perspectivas de ensino no livro didático da educação infantil. Primeiramente, serão mencionadas as principais abordagens ou perspectivas de ensino voltadas à aquisição inicial de escrita; dentre elas, destacamos os métodos tradicionais de alfabetização, os estudos contemporâneos pautados no construtivismo (psicogênese da língua escrita) e os estudos do letramento. Em seguida, mostraremos como tais perspectivas foram incorporadas em um livro didático adotado por escolas públicas e voltado para a alfabetização. Evidenciaremos o caráter interdisciplinar do livro em questão, considerando que ele recorre, de forma positiva, a diversas abordagens de ensino, das mais tradicionais às mais recentes, para compor sua própria abordagem.

Palavras-chave:

Livro didático. Abordagem de ensino. Aquisição da escrita.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos