98. Efeito de humor e(m) sua relação com o território nordestino na #EleNão: uma análise de memes no twitter

Autores

  • DUARTE, Amanda da Silva (UFMS)
  • ARAÚJO, Matheus Santos de (UFMS)
  • SANTOS, Elaine de Moraes (UFMS)

Resumo

Devido ao engajamento dos presidenciáveis do ano de 2018 com as redes sociais, as mídias configuraram um terreno fecundo para a disseminação e o embate entre distintos posicionamentos políticos. Entre o não-dito e o enunciado, correlações de força (FOUCAULT, 2018) plurais atuaram na tentativa de homogeneizar identidades e fixálas à determinada ordem discursiva. A polarização se intensificou, sobretudo, após o segundo turno, com a publicação dos mapas eleitorais pelo Tribunal Superior Eleitoral, mecanismo que direcionou o olhar dos brasileiros para o Nordeste e certos pontos do Norte, devido à quebra com as regularidades dos votos, observadas em outros locais do país pelas pesquisas de opinião. Observando, pois, a historicidade do referido evento discursivo, este trabalho tem como objetivo analisar a produção e a circulação de memes no Twitter e(m) sua relação com as discussões promovidas pela #EleNão, quando associada aos nordestinos. Para a leitura do período histórico e do cenário descrito, filiamo-nos aos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, em vertente mais alinhada ao pensamento foucaultiano e em diálogo com estudos sobre o humor, tal como proposto por Àvila e Baronas (2015). No rol dos efeitos de sentido mobilizados pelas manifestações dos internautas, os resultados mostram o meme enquanto uma ferramenta argumentativa que mobiliza técnicas discursivas de resistência, fortalecendo a heterogeneidade política e identitária existente no Brasil.

Palavras-chave:

Humor. Identidade. Memes.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos