95. Dois lados da moeda: reflexões sobre letramento e ensino de Língua Portuguesa na visão sociolinguística

Autores

  • NUNES, Raimunda da Silva (UFT)

Resumo

     Neste artigo, faremos uma reflexão sobre o processo de letramento do estudante do nível fundamental e médio e a sua correlação com o ensino de Língua Portuguesa, no contexto escolar, atentando para os entraves que dificultam a efetivação desse processo, num diálogo com a sociolinguística e a educação. Nossa pesquisa para esse texto será bibliográfica de cunho qualitativo. Para tanto, utilizaremos as contribuições teóricas deMagda Soares, (2017; 2018; 2019), Marcuschi (2003), Roxane Rojo (2019), Carvalho (2010), Emília Ferreiro (2015, 2011), Irandé Antunes (2003), Street (2014), Sthela M. Bortoni-Ricardo (2005; 2007), Marcos Bagno (2017), Paulo Freire (1989) dentre outros que abordam o tema proposto, além de recorrer à legislação em vigor, no que se refere aos direitos de aprendizagem.Procuramos mostrar que letramento e ensino andam juntos, portanto, ambos são partes da mesma moeda, mas nem sempre produzem conhecimentos reais aos alunos de forma que os possibilitem compreender, interpretar e produzir textos com autonomia e eficácia tornando-os, de fato, cidadãos letrados

Palavras-chave:

Letramento. Sociolinguística. Língua portuguesa.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos