94. Do texto teatral para a tela da TV: jogos intertextuais entre a peça “Pigmaleão” e a novela “Totalmente demais”

Autores

  • BODNAR, Roseli (UFT)
  • MARINHO, Ana Paola Cavalcanti (UFT)
  • MARINHO, Fátima Maria Nascimento (UFT)

Resumo

     Este trabalho examina jogos intertextuais entre a peça “Pigmaleão”, escrita em 1913, por George Bernard Shaw (1856-1950), hoje considerado o “Shakespeare moderno” e a teledramaturgia “Totalmente demais”, de Rosane Svartman e Paulo Halm, com produção da Rede Globo, no ar de 2015 a 2016. A peça “Pigmaleão” tematiza a transformação pessoal e o poder que a linguagem exerce na ascensão social, em Londres, no início do século XX. Essa comédia de costumes conta a história de Eliza Doolittle, uma moça pobre que vende flores nas ruas da cidade, e de Henry Higgins, um culto professor de Fonética. A teledramaturgia “Totalmente demais” utiliza o mesmo argumento, tendo como protagonista Eliza, uma jovem que foge de casa e passa a viver nas ruas do Rio de Janeiro, no Brasil, século XXI; e de Arthur, um rico e bon-vivant, dono de uma agência de modelos. Neste artigo, será explorada a relação discursiva entre os dois textos supracitados, com inúmeras referências intertextuais presentes na temática e na construção das personagens. A intertextualidade requer um leitor-modelo, capaz de perceber a presença do texto-fonte, explorando as referências temáticas e culturais. Para o corpus teórico do estudo, propõe-se uma rápida incursão por autores que fundamentam o objeto de reflexão, a intertextualidade, a partir das teorias de Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva, Gérard Genette, Roland Barthes e Michael Riffaterre.

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Teledramaturgia. Texto teatral.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos