93. Dispositivos para ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa: as potencialidades do e-book como propósito pedagógico

Autores

  • JARDIM, Carlos Eduardo H. (UFT)
  • OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de (UFT)
  • COSTA, Priscila Venâncio (UFT)
  • SILVA, Rosélia Sousa (UFT)

Resumo

     Neste artigo conversaremos sobre o e-book e seu potencial para inovação do processo de ensino e aprendizagem, sendo estímulo para o aproveitamento efetivo da multiplicidade presente nos acontecimentos. O objetivo deste texto é expor as potencialidades do livro digital como metodologia profícua para construção de uma parceria e participação mais efetiva do aluno, interagindo e dominando seu desenvolvimento no ato de aprender. Para atingir a intenção inicial do trabalho, caminhamos por pistas cartográficas de Gilles Deleuze, Félix Guattari a Moran, Lévy e Frederico, entre outros, pensando a utilização das tecnologias como interfaces que permitem romper com o distanciamento entre forma/conteúdo/participação e construir entidades complexas, proveitosas, de fluxos contínuos de produção de conhecimento. Como resultados e discussões percebemos que o digital na sala de aula altera positivamente os objetivos estéticos e os resultados felizes, transformando a relação com o ensino, possibilitando o surgimento de uma co-responsabilidade dentro dos novos espaços de integração da tecnologia com a interação humana.

Palavras-chave:

E-book. Ensino. Interação.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos