86. Da experiência ao artigo cientifico: entre leitura e escrita e a realidade da escola

Autores

  • CORRÊA, Ozamar Santos (UERR e IFRR)
  • SOARES, Livia Kessia da Silva Rocha (UERR e IFRR)
  • SPOTTI, Carmen Nunes Veras (UERR, IFRR e CEFORR)

Resumo

     Este artigo nasceu da experiência vivida nas oficinas de produção textual, com o gênero Memórias Literárias da Olimpíada de Língua Portuguesa 2019, com o tema “O lugar onde vivo”. Aproveitamos esse encontro com professores do ensino fundamental da rede pública para entender melhor qual tem os desafios por eles enfrentados para alcançar o leitor. Nessa escrita vamos abordar alguns pontos relevantes acerca das necessidades que são visíveis nas escolas estaduais de Roraima para realização de trabalhos de leitura e escrita com alunos do ensino fundamental, mais precisamente com os 7º e 8º anos. Verificamos que essas necessidades passam pelo crivo do professor que deseja fazer com que seus alunos superem as dificuldades de leitura e escrita. Nesse estudo traremos dos relatos de professores que tratam de como é realizado o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em sala de aula e as disparidades existentes entre as escolas de uma mesma cidade. Sabemos que o trabalho de erradicar o analfabetismo é de toda a escola, sendo que cada professor se desdobra para dar conta de uma boa práxis dentro do material que lhe é ofertado ou, as vezes, usando de seus próprios recursos. Ainda nesse contexto abordaremos experiências de professores que se desdobram para que seus alunos suprem os desafios. O objetivo principal é mostrar como professores da rede pública de ensino trabalham a escrita e leitura dos alunos, a partir desse subdividimos em três objetivos específicos que são: democratizar o uso da língua portuguesa, conhecer os gêneros textuais e compreender a importância do ler e escrever. Teoricamente nos apoiamos em Marcushi (2008), Koch (2007), Geraldi (1999), PCN’s e cadernos da Olimpíada da Língua Portuguesa.

Palavras-chave:

Escrita. Leitura. Olímpiadas da Língua Portuguesa.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos