83. Construindo gramáticas: uma perspectiva efetiva da língua enquanto uso

Autores

  • JARDIM, Carlos Eduardo Herculano (UFT)
  • ALMEIDA, Haline Janaína Franco (UFT)
  • OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de (UFT)

Resumo

     Sabe-se que a linguagem possibilita a inserção do indivíduo na sociedade; sendo assim, o estudo escolar da línguaé importante para formar falantes competentes no uso de diversas modalidades linguísticas (sejam orais ou escritas). Cada usuário da língua possui sua individualidade linguística, que é construída por meio do contato com outros falantes, constituindo assim sua própria gramática, que pode ser considerada, em partes, como algo distante do padrão ideal, mas que não deixa de cumprir seu papel comunicativo. Nesse sentido, pretende-se, por meio deste artigo, contribuir com a discussão a respeito do ensino de língua e gramática, abordando, principalmente, a ideia da construção de fragmentos de gramática como proposta para solucionar os problemas de aprendizagem linguística. Essa proposta parte do princípio de que o aluno pode construir, na escola, seu próprio conhecimento formal acerca da língua, e que, nesse processo, nenhuma modalidade (nem as variantes linguísticas, nem a norma padrão) deve ser excluída.

Palavras-chave:

Ensino. Gramática. Língua.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos