80. Clássicos literários ingleses adaptados para jovens leitores no Brasil: leitura crítica e aspectos da recepção infantil e juvenil
Resumo
O objetivo deste artigo é desenvolver uma leitura crítica de adaptações de clássicos da literatura inglesa, indicando conexões literárias e pedagógicas no espaço de escolarização. O trabalho pretende indagar, além de aspectos propriamente textuais da literatura adaptada, sobre especificidades ligadas à formação do jovem, do leitor em diálogo ativo como o cânone literário ocidental, inclusive considerando as forças culturais e políticas que dão lastro e sustentação às adaptações como gênero discursivo. O corpus inicial desta fase da pesquisa foi formado por adaptações, em língua portuguesa e inglesa, publicadas no Brasil, dasseguintes obras: “Viagens de Gulliver” [Gulliver’s Travels, 1735], de Jonathan Swift [1667-1745], e “Orgulho e preconceito” [“Pride and prejudice”, 1813], de Jane Austen [1775-1817]. Por fim, os dados dessa pesquisa, de natureza interdisciplinar, pretendem subsidiar estudos que interessam a diferentes áreas acadêmicas, oferecendo respaldo para projetos futuros no âmbito educacional.