79. “Cientirinhas”: as HQS e o humor na divulgação científica

Autores

  • ROSA, Eduarda Fernandes da (UEMS)
  • GOMES, natanielgomes@uol.com.br (UEMS)

Resumo

     A divulgação e popularização da ciência tem se tornado, cada vez mais, uma forma de mostrar a produção das instituições de educação. Além das formas tradicionais como artigos, trabalhos acadêmicos epublicações em eventos, a popularização da ciência também tem contado com os quadrinhos, somados ao humor, para divulgar informações científicas. Verificando isto, o objetivo deste estudo é analisar as “Cientirinhas” quadrinhos criados com o propósito de divulgação científica, pelo grupo Dragões de Garagem e assinadas pelo quadrinista Marco Merlin. As tirinhas utilizam do humor, da ironia e do contexto científico para transmitir informações. Para a análise foram escolhidas três tirinhas de assuntos diferentes que retratam assim a diversidade de temas que podem ser apresentados nos quadrinhos do tema ciência. Com base nos teóricos Tavares e Rezende (2014), Ramos (2018), Aranha (2014), Eisner (2010), Koch (2001), Klein e Miani (2008), entre outros autores pertinentes à pesquisa, foi possível detectar que estes quadrinhos são carregados de contexto e de intertextualidade específicas e que para se compreender a piada é necessário estar a par do contexto científico.

Palavras-chave:

Cientirinhas. Contexto. Divulgação científica.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos