78. “Central do Brasil”: uma abordagem sociolinguística

Autores

  • SILVA, Gabriel Alves da (UEMASUL)
  • SOUSA, Kayron Kaic da Silva (UEMASUL)
  • SOUSA, Inácia Neta Brilhante de (UEMASUL)

Resumo

     “Central do Brasil”, filme de 1998, dirigido por Walter Sales e escrito por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, é considerado por muitos críticos como uma obra grande e clássica prima do cinema nacional e esta carrega em si muitas questões sociais que eram comuns para o período em que se passa o filme, mas também na contemporaneidade, visto que é notório que tal obra, com o passar do tempo, envelheceu muito bem de modo que se tornou atemporal. Dessa forma, a presente pesquisa tem o fito de focar-se na linguagem presente na obra fílmica, a qual fica evidente desde o início do filme seja pela profissão da personagem protagonista, que trabalha escrevendo cartas para pessoas analfabetas, seja pela estrutura da fala dos protagonistas e demais personagens. A partir disso, objetiva-se, por meio da análise das personagens que compõem a obra e de suas respectivas falas, que as constroem como ser social, ou seja, o mais próximo da realidade humana e, assim, brasileira, observar os elementos que se correlacionam e possibilitam uma percepção da linguística social ou sociolinguística na construção do saber social e do dia a dia. Portanto, nota-se que os elementos da fala das personagens, as quais se aproximam daquilo que se pode ver no dia a dia do povo brasileiro, levam em conta as variações, no intuito de mostrar que o objetivo da fala, por meio das construções das sentenças escolhidas durante o filme, que é a interação social entre as pessoas, foi alcançado.

Palavras-chave:

Sociolinguística. Central do Brasil. Cinema e linguagem.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos