77. Cenografia e ethos: características do enunciador e destinatários no twitter do presidente do Brasil

Autores

  • LIMA, Paola Efelli Rocha de Sousa (UFT e FEST)
  • RIBEIRO, Ana Cláudia Dias (UFT e IFRO)

Resumo

     Vivemos na era das mídias, em que o estudo do ethos ganha evidência, principalmente nas análises discursivas, devido à grande exposição dos sujeitos nas redes sociais, esse cenário se torna um grande campo de estudo para os estudiosos do discurso. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi de analisar a encenação do ethos discursivo no Twitter no presidente Bolsonaro com relação à ideologia no cenário educacional. Para tanto usamos como base os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, dos teóricos Maingueneau (2004) e Patrick Charaudeau (2013). A pesquisa foi desenvolvida a partir de 53 tweetts, no período pré-eleições, e 45 tweetts, no período pós-eleições. Como resultado, observamos que embora, o discurso não possua características do ethos tradicional, de bondade e benevolência, a adesão acontece mesmo assim, o que pode ser comprovado por meio dos retweets e likes, seja por adesão ou por identificação com o discurso do enunciador.

Palavras-chave:

Ethos. Cenografia. Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos