76. Causos de assombração: entre sentidos e ortografia

Autores

  • MARTINS, Lidiane (UEMS)
  • BARROS, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de (UEMS)
  • COSTA, Natalina Sierra Assêncio (UEMS)
  • AZEVEDO, Adélia Maria Evangelista (UEMS)

Resumo

     O presente trabalho propõe incentivar a produção criativa e, nesta sequência, centrar os esforços nasanálises dos usos adequados das variedades linguísticas. Apartir de estudos do gênero “lendas urbanas”, de modo especial, volta-se à produção escrita de causos de assombração, suasconstruções de sentido e usos das ortografias em textos de alunos (as) do 7º ano do ensino fundamental, da rede pública, de Guia Lopes da Laguna. Centramos esforços na ampliação das habilidades linguísticas e discursivas em língua portuguesa escrita, visto que isso contribui para que os sentidos sejam construídos. A proposta deu-se pelo fato de o processo de escrita ser um dos grandes desafios das aulas de Língua Portuguesa, e um dos motivos que interferem diretamente nos resultados finais; além da necessidade de propor continuamente, estratégias que possam contribuir para as habilidades de oralidade, leitura(s), produção textual e análise(s) linguística(s). As ações e reflexões produzidas ao longo dos objetos de estudos seguem com embasamento teórico de Geraldi (2015), Possenti (1996), Bagno (2007), Fernandez (2012), Bakhtin (2016), Marcuschi (2008), Wachowicz (2012) e documentos oficiais da área de LP.

Palavras-chave:

Ortografia. Sentidos. Narrativas de terror.

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos