75. Catalogação e identificação da semântica no livro didático de Língua Portuguesa, 9º ano, de Cereja e Cochar (2015), em Imperatriz-MA
Resumo
Este trabalho insere-se na Linha de pesquisa em Linguagem, Memória e Ensino, desenvolvida pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA), na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, com BIC/FAPEMA. Os objetivos da pesquisa são catalogar, identificar e analisar o conteúdo da Semântica no livro didático de Língua Portuguesa “Português Linguagens”, 9º ano, de Cereja e Cochar (2015), utilizado nas escolas públicas de Imperatriz-MA. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa, embasada na pesquisa bibliográfica. A pesquisa está fundamentada teoricamente em Marques (1996), Valente (1998), Bechara (2004), Ilari e Geraldi (2004) e Cançado (2012). Como resultados, verifica-se que os autores utilizam a Semântica tanto em seus textos quanto em exercícios ao longo da obra, evidenciando a relevância da questão da significação linguística no ensino da língua materna, para o desenvolvimento da produção, assim como leitura e interpretação textual.