72. Baudelaire, Mallarmé e Rimbaud: um recorte sobre a irrupção da modernidade e contemporaneidade no pensamento poético no final do século XIX

Autores

  • CAMBEIRO, Marilene Ferreira (UVA)

Resumo

     Quais as articulações possíveis entre os três escritores: Baudelaire (1985), Mallarmé (1991) e Rimbaud (1998) e o movimento do Simbolismo francês na segunda metade do século XIX? Quais as articulações com a proposta da lírica moderna e contemporânea? A obra de H. Friedrich (1978) foi a fonte inicial deste recorte no percurso de transição da lírica referida e o contexto moderno e contemporâneo, nesses poetas citados, e suas contribuições nessas expressões (BENJAMIN, 1989). O que permanece desses poetas do século XIX nos poetas modernos e contemporâneos brasileiros (CAMPOS, 1991), até a atualidade dos movimentos com novos protagonismos culturais de inclusão e diversidade? A constatação da presença desses poetas pensadores, da palavra e do real humano redescoberto, trouxe-os de volta à ribalta em tempos ainda de segregação (ANDRADE, 1976). Consideramos nesta pesquisa a vanguarda que eles representaram e representam até hoje com uma renovação do pensamento poético em relação à busca individual de cada um como sujeito, atravessado pela busca da verdade: “Quem sou eu?” (LACAN, 1985): uma visão da subversão da expressão da lírica, até então articulada ao contexto poético ocidental e universal e às concepções da Verdade do poético.

Palavras-chave:

Lírica moderna. Pensamento poético. Verdade do poético.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos