71. Avaliação interna do pnaic como ferramenta de diagnóstico inicial: análise dos resultados de Língua Portuguesa do 2º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • MAGALHÃES, Verônica de Oliveira (UERR)
  • GOMES, Nilmara Milena da Silva (UERR)

Resumo

     Discussões sobre o diagnóstico do nível de partida dos alunos são cada vez mais necessárias devido à necessidade de estruturação e sistematização do fazer pedagógico do professor no início do ano letivo. Nesse sentido, o presente artigo objetiva analisar os resultados obtidos na avaliação diagnóstica interna do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC dos alunos do 2º ano das escolas municipais de Ensino Fundamental I do Estado de Roraima, com exceção a Boa Vista que não aderiu ao PNAIC, a fim de identificar o nível de proficiência dos estudantes em relação às habilidades referentes à aprendizagem em língua portuguesa, mais especificamente à produção textual. Para análise dos dados foram utilizados os registros documentais dos resultados da avaliação diagnóstica apresentados pela Coordenação Estadual PNAIC/RR/Comissão de Avaliação, destacando a relação entre as tarefas avaliativas do sistema e as práticas pedagógicas no contexto escolar. Os resultados demonstram que a formação continuada permanente de professores é indispensável para a construção de uma educação efetiva e de qualidade, posto que a avaliação diagnóstica das atividades relacionadas à produção textual apontaram para a necessidade de levar os alunos a vivências diversas e efetivas de textos escritos e falados nas mais variadas situações do cotidiano, evidenciando a importância da continuidade de Programas Federais como o PNAIC.

Palavras-chave:

Avaliação. Formação continuada. ´Prática pedagógica.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos