67. As tipologias de situações de comunicação: análise discursiva da imagem associada à letra da canção “Alegria, alegria” no livro didático

Autores

  • BARROS, Jessiana de Oliveira (UFT)
  • SILVA, Vanessa Maciel (UFT)

Resumo

     A comunicação humana é permeada pelos discursos que são constituídos por meio dos “setores de atividades sociais”, circulando em diferentes espaços, cada um com seu tipo situacional de discurso. Pelo exposto, este estudo tem como propósito apresentar a análise discursiva, considerando como objeto de estudo, a imagem associada à letra da canção “Alegria, alegria”, do compositor e intérprete Caetano Veloso, contempladas no livro didático de língua portuguesa do 9º ano. A análise preza o contexto em que imagem e letra estão inseridas. Desse modo, buscou-se na teoria de Maingueneau (2004), as tipologias de situações de comunicação, abordando o gênero de discurso, o didático; o setor de atividade social, o ensino; o lugar institucional, a escola; e o estatuto dos parceiros, pautado na relação professor e aluno. Neste sentido, a metodologia proposta traz a análise discursiva defendida pelo referido teórico, subsidiada por uma revisão bibliográfica. Logo, as situações pontuadas contribuíram para regular os efeitos da comunicação, compreendida pelo discurso no campo social, produzindo sentidos.

Palavras-chave:

Livro didático. Análise de discurso. Situações de comunicação.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos