65. As contribuições dos métodos científicos na ressignificação do ensino da língua materna – construindo gramáticas na Educação Básica

Autores

  • MACHADO, Eliane Miranda (UFT)
  • OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de (UFT)

Resumo

     Neste trabalho buscamos apresentar as contribuições dos métodos científicos na construção de uma nova proposta de ensino da língua materna, por meio da construção de gramáticas na escola. Para isso, foram realizadas abordagens teóricas acerca dos métodos dedutivo e indutivo, apresentando também a conceituação sobre abdução e transdução enquanto raciocínios lógico/filosóficos que podem contribuir na reconstrução do ensino da língua materna destacando o envolvimento do educando no processo de ensino e aprendizagem, por meio de constantes trocas que influenciem e propiciem o processo de individuação do aluno. Nesta perspectiva, não há apenas o ensino da língua materna, mas inclui-se também outros elementos que o complementa, cabendo aqui destacar a possibilidade de um ensino transdisciplinar. Com isso, busca-se a construção de gramáticas na educação básica, partindo da gramática internalizada do aluno e a partir de estímulos e trocas de conhecimentos o aluno possa perpassar por várias gramáticas, incluindo a gramática padrão. Esta é uma pesquisa bibliográfica, cuja sustentação teórica está na discussão dos autores Lerner (2005), Oliveira e Quarezemin (2016); fazendo abordagens acerca dos métodos científicos. Além disso, foram apresentadas teorias de Simondon e Latour, no intuito de adentrar nas teorias da abdução e transdução. Com isso, percebeu-se a necessidade de reflexão acerca do ensino da língua materna e a importância do processo de construção de gramáticas na escola, levando em consideração que efetiva-se um ensino significativo que prioriza o conhecimento prévio do aluno para, a partir disso expandir seus conhecimentos.

Palavras-chave:

Construção de gramáticas. Ressignificação do ensino. Ensino da língua materna.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos