62. Análise das obras “nova sintaxe-semântica: base para gramática de texto” e “português: contexto, interlocução e sentido” em uma perspectiva semântica

Autores

  • LOPES, Ailton Soares (UEMASUL)
  • SOUSA, Alexandre da Silva (UEMASUL)
  • CAVALCANTE, Márcia Suany Dias (UEMASUL)

Resumo

     O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a relevância dos estudos sobre Semântica no ensino de Língua Portuguesa, a partir da análise de dois manuais didáticos produzidos em épocas distintas: Nova Sintaxe-Semântica: base para Gramática de texto, de Cilia C. Pereira Leite, Leonor Lopes Fávero e Regina Célia Pagliuchi da Silveira (1985) e Português: contexto, interlocução e sentido, de Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara (2008). Assim sendo, propõe-se a investigação da abordagem semântica nos dois manuais didáticos, buscando melhorar a compreensão sobre o ensino de Língua Portuguesa, a partir do contexto social e cultural. Vale salientar que, para os estudos, foram consultadas as teorias semânticas, de Michel Bréal (1925), Marques (1990), Valente (2002) e outras. A pesquisa insere-se na linha de pesquisa Linguagem, Memória e Ensino, do Programa de PósGraduação em Letras – PPGLe, do Mestrado Profissional em Letras, e do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão – GELMA, ambos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Semântica. Manuais didáticos.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos