60. Análise do ethos presente na campanha doação de sangue “Spidey”

Autores

  • SANTOS, Marta Victor dos (UENF)

Resumo

     Atualmente, observa-se forte interesse do cinema mundial nas histórias dos superheróis dos quadrinhos. A vida desses personagens trazem valores sociais e culturais que interagem com o imaginário do leitor e espectador, não apenas na infância. Dessa forma, a sociedade contemporânea valoriza cada vez mais a imagem e o significado da linguagem e expressão dos super-heróis. Baseado nos estudos de Dominique Maingueneau que conceitua Ethos sendo “a imagem que o orador pretende dar de si mesmo, pelo tom de voz e modo de se expressar”, objetiva-se analisar o efeito social de determinada cena de enunciação através das concepções de interdiscurso, ideologia, Ethos pré-discursivo e Ethos discursivo. Em uma Campanha de mobilização de Doação de Sangue realizada na Grécia, foi utilizada a imagem de um dos super-heróis mais emblemáticos da atualidade, o Homem-Aranha. Busca-se verificar a presença do Ethos do super-herói, corajoso e servil, por trás da representação da campanha, e seu impacto ao alcançar o subconsciente do leitor, sujeito comum, sem superpoderes, mas capacitado a ter tais características resultantes dessa peculiar ação da doação de sangue.

Palavras-chave:

Ethos. Interdiscurso. Doação de sangue.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos