57. Analisando questões de língua portuguesa do ENADE: abordagem funcionalista em destaque

Autores

  • FRANCO, Hywyna Lara Pires (UNIFSJ)
  • LANES, Luiza Guimarães (UNIFSJ)
  • PAZARINO, Mayara Xavier Vito (UNIFSJ)
  • CAETANO, Joane Marieli Pereira (UENF)

Resumo

     Este trabalho tem como temática a abordagem linguística do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que avalia a qualidade dos cursos de formação superior. Neste contexto, surge a seguinte questão norteadora: o ENADE tem seguido, na parte de Conhecimentos Específicos destinados aos licenciandos em Letras Português, um viés condizente com as concepções contemporâneas de ensino de Línguas? Para tanto, objetiva-se explicitar qual a perspectiva linguística predominante na avaliação em pauta, por meio de uma análise das questões dessa área. Mais especificamente, o estudo, além de apresentar o que é o funcionalismo, tem como objetivos, contextualizar métodos de avaliação com o ENADE e analisar possíveis tendências funcionalistas da linguagem aplicadas a este exame. Metodologicamente, inicia-se a pesquisa com o uso da bibliografia composta por Antunes (2007), Cunha, Costa e Cezario (2015), Martelotta e Kenedy (2015); em seguida, utiliza-se a análise documental acerca das questões específicas do ENADE aplicado em 2017 para o Curso de Letras Português – Licenciatura.

Palavras-chave:

ENADE. Ensino. Funcionalismo.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos