55. Adaptações em quadrinhos de pride and prejudice, de Jane Austen: perspectivas pedagógicas para jovens leitores
Resumo
O objetivo do artigo é desenvolver uma leitura crítica de adaptações de clássicos da literatura inglesa, em especial, das Histórias em Quadrinhos em português (AUSTEN; EDINGTON; DEAS, 2016) e em inglês (AUSTEN; BUTLER; PETRUS, 2011), indicando conexões literárias e pedagógicas. O trabalho indaga, além de aspectos propriamente textuais da literatura adaptada, sobre especificidades ligadas à formação do jovem do leitor em diálogo ativo como o cânone literário ocidental, inclusive considerando as forças culturais e políticas que dão lastro e sustentação às adaptações como gênero discursivo. O corpus inicial da pesquisa foi formado por adaptações, em língua portuguesa e inglesa, de “Orgulho e preconceito” [“Pride and Prejudice”, 1813], da escritora inglesa Jane Austen. Por fim, este trabalho, de natureza interdisciplinar, pretende articular estudos que interessam a áreas acadêmicas como Literatura, Cultura e Língua Inglesa, Literatura Ocidental e Letramento Literário com vistas ao empoderamento do leitor infantojuvenil, em espaços de escolarização.