52. Ações letradas no ensino de Literatura: distinções entre redigir e produzir textos

Autores

  • RAMOS, Penha Élida Ghiotto Tuão (UENF)
  • MARTINS, Analice de Oliveira (UENF)

Resumo

     Dentre os conteúdos que compõem o programa das aulas de Língua Portuguesa, é possível destacar os estudos linguísticos, os estudos literários e os estudos de gêneros textuais, seja no Ensino Fundamental, seja no Médio. Vinculadas a essa ementa, estão atividades de leitura e de escrita, as quais não só contribuem para o desenvolvimento e êxito de ações letradas como também constituem uma condição para a existência destas. Ser letrado não é apenas saber ler e escrever, mas ser capaz de se apropriar destas habilidades e saber manipulá-las criativamente. Assim, ações letradas no âmbito educacional têm a ver com a proposição de atividades que visem ao letramento do educando. Trazendo o conceito de letramento para o campo literário, este estudo teve como objetivo discutir questões ligadas à escrita na escola, distinguindo redação de produção de texto. Para tanto, foram consideradas as contribuições teóricas de Cosson (2016), Geraldi (1987), Possenti (1988; 2002; 2005; 2013) e Guedes (2009), entre outras. A fim de ilustrar tais discussões, foi considerado o trabalho bimestral denominado Recepção e produção de Literatura através da conexão entre o mundo medieval e o mundo contemporâneo, realizado no IFF – campus Macaé, no ano letivo de 2019. É possível afirmar que o exercício da escrita na escola tem grande potencial criativo e deve ser estimulado e praticado a partir da perspectiva da produção textual.

Palavras-chave:

Literatura. Redação. Produção de texto.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos