51. Abordagem funcionalismo & Nova Base Nacional Comum Curricular
Resumo
Este artigo tematiza a relação entre a abordagem funcionalista e o ensino de língua conforme os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), norteado pela seguinte questão problema: de que modo o documento oficial, a saber da BNCC, recomenda e orienta o uso do funcionalismo durante as práticas pedagógicas do ensino de língua materna? Diante desse questionamento, objetiva-se, de um sentido mais amplo, analisar como este documento oficial se apropria do funcionalismo em suas habilidades requeridas. Mais especificamente, pretende-sediscorrer sobre o funcionalismo; logo após, contextualizar a nova BNCC no que diz respeito ao ensino de Língua Portuguesa, traçando um retrospecto histórico da construção do documento, em menção às suas principais alterações; por fim, analisar a segunda e a última versão deste documento comparando as habilidades propostas para os anos finais do Ensino Fundamental, observando se ocorreram mudanças da versão anterior para a versão final se tratando, assim, de uma abordagem mais funcional da língua. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, seguida de uma análise documental.