50. Abordagem sobre os aspectos semânticos explanados no livro didático Novas palavras, 1º ano, de Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio (2016) em Imperatriz-MA

Autores

  • CARVALHO, Débora Silva Bastos (UEMASUL)
  • NOGUEIRA, Sônia Maria (UEMASUL)

Resumo

     Essa pesquisa faz parte do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA), na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Desse modo, temos como objetivos deste estudo elencar, verificar e analisar como a Semântica é abordada no livro didático de Língua Portuguesa “Novas Palavras”, 1° ano do Ensino Médio, de Emília Amaral, Mauro Ferreira do Patrocínio, Ricardo Silva Leite e Severino Antônio Moreira Barbosa (2016), utilizado em escolas estaduais de Imperatriz-MA. Tendo em vista que o Livro Didático é um material de apoio utilizado para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, temos uma análise qualitativa, buscando, assim, evidenciar como a Semântica é explanada no material didático citado, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, embasamo-nos, principalmente, em Luciano Amaral Oliveira (2008), Marcia Cançado (2008), Rodolfo Ilari (2001), Celso Ferrarezi Junior e Renato Basso (2013) como base teórica para a fundamentação da pesquisa. Os autores do manual didático analisado valorizaram aspectos relacionados à significação linguística tanto nas explicações quanto nos exercícios presentes na obra. Assim, os discentes que utilizam a obra Novas Palavras têm explicações e atividades bem estruturadas que possibilitam o desenvolvimento de habilidades de leitura e produção textual em língua materna.

Palavras-chave:

Ensino. Semântica. Língua portuguesa.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos