48. A utilização da música na educação infantil: tividades pedagógi-cas e aprendizagem com os sons

Autores

  • BORGES, Dayse Sampaio Lopes (UENF)
  • DAMATTA, Renato Augusto (UENF)

Resumo

     O presente trabalho tem como temática apresentar a importância da música nas práticas cotidianas da educação infantil. O trabalho foi construído através de entrevista com nove professores da educação infantil. Utilizou-se para o levantamento de dados um questionário com perguntas fechadas onde os professores puderam expressar as suas concepções sobre a utilização da música no processo ensino-aprendizagem da educação infantil. Utilizou-se também a pesquisa bibliográfica com o objetivo de fundamentar as compreensões das atividades pedagógicas da música no cotidiano escolar da educação infantil. Os resultados deste trabalho demonstram que a música é muito utilizada na educação infantil e os professores entrevistados afirmam que a música é uma proposta metodológica de fácil acesso e de grande utilidade para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e do processo ensino-aprendizagem das crianças da educação infantil.

Palavras-chave:

Música. Educação infantil. Atividades pedagógicas.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos