42. A Socioterminologia no processo de ensino–aprendizagem em cursos da área de informática – um relato de experiência constatada no Instituto Federal Fluminense

Autores

  • BARROS, Sandro Reis Rocha (IFF e UENF)
  • MELO, Alessandra Rocha (IFF)
  • NEVES, Beatriz Araújo de Rezende (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     Este artigo apresenta um relato da experiência vivenciada entre professores e alunos dos cursos da área de informática ofertados pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Centro, da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. A motivação da presente pesquisa está no fato de que, ao longo dos anos, tem sido detectada por parte dos professores da área de informática do IFF, uma dificuldade dos alunos em aprender determinados assuntos das disciplinas ministradas, por causa da falta de conhecimento dos termos técnicos usados pelos professores, onde grande parte dos termos, origina-se em línguas estrangeiras. Verifica-se, na prática, que um mesmo conceito pode ser apresentado com terminologias diferentes, algumas com variações gráficas, morfológicas, regionais e socioprofissionais, sendo esta última, a que mais teve influência nos resultados encontrados nesta pesquisa. A socioterminologia, enquanto área da linguística que estuda as variações terminológicas, tem sua abordagem considerando os diferentes contextos sociais, linguísticos, situacionais e geográficos, fazendo uma ponte entre a terminologia e a sociolinguística variacionista. A metodologia usada tem como base de dados um corpus construído a partir de materiais didáticos usados pelos professores, bem como os materiais escritos produzidos pelos alunos, tais como relatórios, avaliações escritas, etc. A principal proposta desta pesquisa é a construção de um glossário que possa servir de padrão de terminologias a ser usado em salas de aula no processo de comunicação entre professores e alunos.

Palavras-chave:

Comunicação. Socioterminologia. Ensino–aprendizagem.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos